sábado, 29 de março de 2008

ANTES DA APROVAÇÃO... TWO YEARS BEFORE


14:06 21/8/2005
Bem-vindos à consolidação da Contemplo Cia de Dança, iniciada efetivamente no dia 27 de junho de 2003. Naquele momento, quando formatei uma coreografia no CEF 24 de Ceilândia e reuni outras cinco localidades no Curso Quadrimestral de Reeducação Postural e Dança Contemporânea subvencionado pelo Programa Arte por Toda Parte da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Apresentei entre os dias 1º, 02 e 03 de fevereiro de 2004 o espetáculo Satélites Crepusculares na sala Martins Penna do Teatro Nacional de Brasília com 40 dançarinos-intérpretes. Alguns dançarinos-intérpretes permaneceram interessados desde aquela época na estruturação da Contemplo Cia de Dança. Silmara Serejo  apresentava algumas dificuldades para desenvolver o trabalho satisfatoriamente no Gabinete da Cia de Dança, ela precisava ser mais ágil para fazer jus aos 300 reais que receberia por mês. Pagamento este que já está em andamento desde de 27 de junho de 2005. Silmara Serejo dedicou-se a ler o livro de Paulina Ossona, A Educação pela Dança. Paola Zebral ministrou aula de alongamento na terça, dia 16 de agosto. Preciso orientá-la com relação aos procedimentos técnicos e metodológicos em aula para favorecer ao aluno que recebe as orientações, enfatizando a Pedagogia do Movimento Aplicada ao Alongamento. Ainda no dia 16 houve uma confraternização em meu apartamento com os integrantes da Contemplo. Em seguida fomos ao Hospital SARAH para que os dançarinos-intérpretes conhecessem a mantenedora do projeto, a sra. Gislaine Maria Batista Reis, que se encontrava internada. No dia 18 ministrei o alongamento e Silmara sofreu uma luxação na perna esquerda durante a execução dos movimentos. Em 20 de agosto o encontro foi muito movimentado, em função de ser de fato a primeira aula com a participação do professor João Monteiro acompanhando a minha atividade técnica de Dança e neste dia com a participação de um novo candidato à vaga de Júnior, ele se chama Kaialy Guimarães, está se graduando em música pela UnB. Infelizmente no dia 20 de agosto houve um acidente durante a demonstração de um movimento. Escorreguei e acabei lesionando o meu joelho esquerdo, fomos ao Hospital de Base e lá fui medicado e enfaixado. Devo permanecer por alguns meses impossibilitado de executar minhas atividades práticas, espero recuperar-me prontamente e também enfatizar minha aptidão física com exercícios de musculação localizados no quadríceps e nos músculos envolvidos com a força muscular da articulação afetada.



09:32 24/8/2005
Edielza Calanga, Alexandre Melo e Silmara Serejo vieram ao meu Gabinete ontem após a aula de Teoria Musical de Alexandre Melo que foi muito interessante. Paguei 75 reais para Alexandre Melo, conversamos e ele foi embora após o almoço. Houve uma reunião pedagógica com Edielza e Silmara e discutimos alguns itens relacionados à Pedagogia do Movimento Aplicada à Dança. Quero que todos leiam o Estatuto da Criança e do Adolescente. Conversamos sobre importantes pontos metodológicos para a aplicação nas classes de jovens com problemas de vulnerabilidade social, disse à Silmara que ela tem um perfil interessante para compreender a temática. Edielza leu o Projeto que foi apresentado aos Correios em 2004.



20:00 28/8/2005

Visitas de domingo com chocolates. Edielza e Carlos Valentim vieram ao meu Gabinete para conhecerem um pouco de meu acervo fotográfico. Foi importante comentar sobre o projeto Metonímias de um Corpo com eles. Este projeto foi desenvolvido em São Paulo ao longo de 1995 até 1997. Acredito que Edielza está muito mais amadurecida como pessoa e artisticamente está mais preparada para ser a dançarina-intérprete protagonista de AURORA assim como Silmara foi em Satélites Crepusculares. Silmara conseguiu finalmente reorganizar seu processo profissional neste semestre, ainda pagarei algumas de suas dívidas mensais como forma de garantir seu equilíbrio pessoal e profissional como secretária da Companhia. Houve aula de Técnica de Dança Contemporânea com Lina Frazão e algumas boas novidades, dentre elas, finalizamos o processo seletivo dos intérpretes. As últimas candidatas foram Viviane e Fabíola, veremos como elas desenvolverão o processo pedagógico e artístico. Não permito ausências por motivos injustificáveis. Ausências compulsivas desta data em diante serão encaradas como fracasso do sistema ou como incapacidade emocional para alcançar o nível de exigência profissional na Contemplo.


15:40 31/8/2005
Não haverá mobilidade de pessoas e trabalharemos numa estrutura fixa em breve. Ontem aconteceu a 1ª aula prática de Dramaturgia de Dança com a professora Clara Rosa, vieram todos os 13 integrantes exceto Paola. João apareceu no final da aula para participar dos avisos referentes ao credenciamento de nossa proposta junto ao MEC/SETEC. Em seguida Clara me trouxe ao apartamento. Eu, João e Clara discutimos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Além disso, apresentei ao João o edital do Prêmio Funarte-Petrobras e outros documentos referentes ao convênio que pretendemos desenvolver com o MEC. Esta foi de fato a primeira reunião com futuros professores da Companhia.





17:29 10/9/2005
Silmara está se organizando em Samambaia Sul, em setembro/outubro ela não irá receber os 300 reais por mês. Os integrantes tomaram mais consciência de nossa necessidade imprescindível de manter uma taxa de manutenção e mensalidade para o espaço utilizado na academia de Selma Machado, no valor de 20 reais. Finalmente chegou o modem no dia 05/09 e no mesmo dia instalou-se a internet para a navegação. E também houve alguma melhora do joelho esquerdo, hoje já sinto menos dores do que na segunda-feira. Quero dar início à Fisioterapia na Clínica da UCB. Ontem as 16h00, Selma Machado me ligou solicitando que deixássemos de utilizar o espaço de sua Academia. Foi uma surpresa! Porém, percebi porquê que ela acabou por tomar essa decisão bastante radical. Foi por conta da quebra de contrato de trabalho causada por minha lesão ligamentar que impossibilitará as minhas aulas de Dança Moderna na sua Academia. Estive no final da tarde de ontem com algumas dificuldades, em função de meu joelho, transitando pela possibilidade de localização de um novo espaço de trabalho na Asa Norte. Tenho interesse de manter o projeto perto de meu Gabinete. Finalmente encontrei uma sala muito adequada lá na Casa do Ceará, no ambiente da Scala Academia. A sala 2 fica a exatos dez minutos a pé de meu Gabinete de Dança! Não foi possível falar com os proprietários, mas veremos isso na segunda-feira. A professora Clara Rosa me ligou e disse que se propõe a me ajudar na parte pedagógica do projeto. Um dos dançarinos-intérpretes me disse que viajará em janeiro, quero incluir uma outra intérprete no lugar dele, ela se chama Anne e vem por indicação de Rene Sato.


12:09 23/9/2005
Vanessa Borges, jornalista, apresentou-se como uma possível Assessora de Imprensa da Contemplo, foi ontem à noite, após uma longa entrevista concedida à ela sobre todo o meu trabalho técnico em Brasília nestes anos e sobre o planejamento dele para 2006. Silmara novamente apresenta suas incapacidades para o trabalho. Chegou até o momento, todos os dias, atrasada para os encontros e atividades da Contemplo. Rogério Clastes também parece não responder satisfatoriamente, pode ser que seja por uma causa financeira ou outro motivo que deve ser justificado em breve. Dia 13 de setembro foi uma data importante, pois fiz vários contatos telefônicos, falei com Ludmila (cel), Edielza (cel), Marcelo (cel), Rene (cel), Viviane (fixo), Rogério (fixo), Diego (cel), Kaialy (msg); Leandro de Sena e Silmara ligaram à noite. A Contemplo fechou o contrato de utilização do espaço da Scala Academia no dia 15/09. Lá esperamos permanecer por um longo tempo, finalmente conseguimos após este ano de procura por um espaço físico de trabalho adequado aqui na Asa Norte. A maioria dos integrantes não pagaram a taxa de mensalidade/manutenção no valor de 20 reais. São sempre os mesmos que apresentam esta dificuldade, é preciso agendar logo o pagamento antes do dia 05 de outubro, devo dar início à nova turma de alunos pagantes na Scala Academia se possível na próxima semana. Devo encaminhar um resumo de minha atividade e os contatos de possíveis futuros dançarinos-intérpretes à secretaria da Scala ainda hoje. O tratamento fisioterápico na Clínica da UCB está resolvendo satisfatoriamente a lesão. Preciso reforçar a musculatura dos músculos quadríceps.


06:59 1/10/2005
O professor João Monteiro passou vários dias insistindo na confecção de um novo projeto para ser aplicado nas dependências do Incor-Brasília, não me interessa esta proposta. A Academia Étude Season´s (703N) convidou-me para participar de seu Festival de fim de ano na Sala Martins Penna em novembro, pensei em incluir o movimento "branco" de Satélites Crepusculares, porém a minha participação não aconteceu por falta de um acordo financeiro. Ruanita Santos saiu da Contemplo. Silmara conseguiu alugar um novo local em Samambaia Sul e está com mais possibilidade de desenvolver satisfatoriamente o trabalho como secretária sem ausências ou atrasos. Foi uma semana decisiva, insisti na questão da taxa de mensalidade/manutenção no valor de 20 reais que deverá ser paga até o dia 15 de cada mês e consegui prorrogar o prazo de pagamento desta taxa de mensalidade/manutenção. Acho que há na Scala Academia algo favorável ao desenvolvimento de nossa proposta artística. Haverá nova audição nesta semana para outros candidatos, além de Anne. Marcus Polo Duarte ligou dizendo que comparecerá hoje para confirmar a nossa participação na 1ª nCOM - Semana Universitária dos Cursos de Comunicação Social, Comunicação para Web e Produção Gráfica Digital na UNIP que vai acontecer no dia 26 de outubro. Espero que hoje ele conheça outra pessoa muito importante ao projeto: Vanessa Borges.


09:35 7/10/2005
Vieram os candidatos para a última audição da Contemplo Cia de Dança. Leandro e Edielza ficaram distantes da nova configuração técnica da Contemplo. O sentimento não é de pesar pelas ausências, são constatações de que nem sempre é fácil incluir jovens de regiões periféricas em propostas autônomas. Como havia mencionado anteriormente "ausências compulsivas desta data em diante serão encaradas como fracasso do sistema individual ou como incapacidade emocional para alcançar o nível de exigência profissional necessária à formação da Contemplo". Agora busco o núcleo profissional da Companhia, já se passaram dois anos e dois meses de muita dedicação aos jovens que conheceram e acreditaram em meus postulados artísticos desde 2003. Marcelo e Diego são os únicos remanescentes daquela primeira configuração subvencionada pelo programa Arte por Toda Parte da Secretaria de Cultura do Distrito Federal e que foi apresentada na Sala Martins Penna do Teatro Nacional em fevereiro de 2004. Neste momento, Satélites Crepusculares deixou de ser um espetáculo de execução simplificada e modesta. O espetáculo atual passou a ser um trabalho mais técnico, com meus postulados mais enfatizados, tais como: correções de vetores, intensidade, força, dinâmica e expressão. Elementos próprios da encenação que pretendo demonstrar ao público de Brasília. Raphael Balduzzi foi convidado a participar desta remontagem para o dia 26/10. Marcus Polo Duarte confirmou nosso agendamento no Teatro Ulysses Guimarães da UNIP, será às 21hs. Preciso substituir Silmara!


20:53 8/10/2005
Silmara apareceu atrasada na Scala, tentou justificar suas ausências dos últimos dez dias. Ela foi imediatamente desligada da Companhia pois não trouxe uma comprovação de suas ausências e confirmou inadimplência aos pagamentos dos meses de setembro e outubro, no total de 40 reais. Ela iniciou na Companhia em 27/06 deste ano e foi demitida em 08/10, ou seja, estava apenas cumprindo o estágio probatório de três meses. Silmara recebeu um total de R$ 959,55 (Novecentos e cinqüenta e nove reais, cinqüenta e cinco centavos) pelo trabalho executado no período de estágio probatório como secretária. Houveram 6 ausências: Marcelo, Diego, Leandro, Patrícia, Raphael e Anne, todas justificadas. Tenho a reconfiguração da Companhia concluída, são onze dançarinos-intérpretes. Trabalharemos de agora em diante em ritmo acelerado com estes onze dançarinos-intérpretes para a apresentação na UNIP. Com esta reconfiguração sinto-me mais tranquilo para trabalhar meus postulados, terei 20 dias de fluência coreográfica. Ainda faltam dois conjuntos azuis que espero reaver, eles estão com Fabíola e Ruanita. O número ideal para a execução de AURORA sé de doze dançarinos-intérpretes e, como em toda Companhia de Dança profissional, haverão suplentes, talvez três. Perfazendo um total de quinze dançarinos-intérpretes.






13:47 21/10/2005


A Contemplo se prepara para a estréia da remontagem do espetáculo Satélites Crepusculares no Teatro Ulysses Guimarães. Alguns problemas técnicos ainda são observados no bojo da coreografia original. Porém, certamente a qualidade e a possibilidade de execução está mais aprimorada pelos atuais integrantes da Companhia. Marcus Polo titubeou, entretanto continuará em seu cargo de produtor, ele esteve com os intérpretes na aula do dia 15/10, na ocasião, apresentou um plano de ação comercial para os próximos meses. Marcus Polo devolveu o Guia Brasileiro de Produção Cultural e afirmou que o leu, ele marcou um ensaio na última terça-feira (18/10) no Auditório da UNIP. Foi oferecido um almoço por Viviane Peres na sede da Companhia, ao qual compareceram: Ludmila, Rogério, Anne, Viviane, Patrícia, Leandro e Rene. Novamente Marcelo, Diego, Kaialy e Raphael ausentaram-se dos eventos propostos pela Contemplo. Clara ligou justificando sua ausência devido ao trabalho de qualificação do Mestrado em Educação na UnB. Vanessa Borges demonstrou mais uma vez sua disponibilidade em auxiliar o projeto, ela compareceu às 15h00 no ensaio e foi através de sua insistência que conseguimos mudar a pauta de apresentação do espetáculo daquele Auditório inadequado para o Teatro Ulysses Guimarães. Vanessa sabe agir de um modo muito eficiente e está plenamente capacitada para o cargo de Assessora de Imprensa da Contemplo no triênio 2005-2007.




16:03 22/10/2005
Rogério esteve no Gabinete da Contemplo após o ensaio. Andréa Horta ligou justamente na hora em que ele estava aqui para a primeira reunião de esclarecimento relativo à não participação dos outros jovens de Ceilândia. Andréa desejava que Rogério fizesse parte de sua nova obra coreográfica O Círculo do Elo Sagrado. A professora Clara Rosa veio e estivemos em reunião de 12h30 às 16h30 sobre o projeto no triênio 2005-2007. Clara assumiu um pouco mais o seu papel de professora de Dramaturgia de Dança e me deu um prazo de atuação como consultora pedagógica até março de 2008 na Contemplo.




05:16 27/10/2005
Cumprimos o planejamento da assessoria de imprensa proposta por Vanessa Borges, a ANDI lançou uma pauta na internet e foram realizadas três entrevistas nas rádios Nacional AM, Transamérica FM e Nacional FM. Além do que, apareceu uma chamada no DFTV - primeira edição, com Márcia Wictzak. Pretendia articular a divulgação da filipeta eletrônica pela internet na sexta-feira (21/10), mas o comportamento de Marcus Polo na semana não viabilizou nada conforme o esperado. Marcus Polo saiu da Contemplo e os motivos são vários: incapacidade para gestionar o trabalho proposto, falta de preparo profissional para a função de produtor executivo, desorganização, incomunicabilidade, entre outros. Vanessa assume temporariamente até o final deste ano o papel que Marcus Polo desempenhava, agora ela é a produtora da Contemplo, estou procurando alguém mais capaz para este cargo. O ensaio geral e a apresentação no Teatro Ulysses Guimarães foram tensos e a coreografia não foi devidamente executada do "azul" em diante, um atraso inviabilizou a conclusão da coreografia no tempo proposto, quiçá ocasionado pelos meus "esparros" com a Companhia que, no momento do ensaio geral, insistiu em recordar técnicas de movimentos que já haviam sido enfatizadas durante os encontros no último mês de setembro e outubro na Scala. Pouco antes de entrarmos em cena acertei o valor restante da logomarca com Marcus Polo. Paguei 150 reais e ele me garantiu que em breve vou receber a mídia com o manual de identidade visual e o recibo. Eu acho que a logomarca custou muito mais do que isso, pois o espetáculo apresentado foi oferecido em troca dela. Ludmila disse que embarcará nesta sexta para Anápolis-GO e que só retornará aos encontros na próxima semana, dia 08/11. Clara participou durante todas as atividades da semana de apresentação, o professor João Monteiro compareceu às 19h30 no Teatro e permaneceu até as 21h40min conversando com a professora Clara Rosa. Alexandre Melo, Larissa Heringer, Sidma Kurtz e Luciana Contini não compareceram ao evento.


13:11 29/10/2005
Havia sido combinado o retorno às atividades no dia de hoje após o espetáculo de quinta-feira. Todavia, na Scala hoje só compareceram Marcelo, Rene, Kaialy e Diego. Aguardei até as 09h45min e retornei imediatamente ao meu apartamento, em seguida eles vieram e solicitaram a minha presença para uma reunião. Após alguns comentários ridículos eu fui categórico dizendo: "Eu sinto muito, mas não trabalho com quatro pessoas, a Contemplo é formada por onze dançarinos-intépretes, no mínimo, bom final de semana a todos e até terça-feira se Deus quiser!"

12:43 1/11/2005
Aconteceu hoje, finalmente, o retorno às atividades, porém tudo resumiu-se num extenso diálogo seguido de abraço coletivo. Os dançarinos-intérpretes Raphael e Kaialy acusaram-me de ser grosseiro, Diego e Marcelo também concordaram com seus pontos de vista, enquanto Viviane afirmou que alguns se sentiam importantes sem de fato sê-lo. Ela mencionou que eles eram muito melindrosos. Notadamente, o comportamento da direção no dia da apresentação foi excessivo para que os dançarinos-intérpretes reconhecessem a dimensão fisiológica e psicológica do movimento proposto, também pelo fato de alguns ainda não executarem exatamente as sequências, quais foram muito enfatizadas na Scala durante os ensaios de setembro e outubro. Definitivamente, decidi interromper o processo por um tempo indeterminado. Vou estabelecer novos parâmetros diante dos problemas apresentados pela Contemplo. Será necessário abrir uma nova audição em breve, provavelmente após pagar todas as dívidas assumidas com esta remontagem de 2005. De certa forma, estou mobilizando mais teoria para aplicar na nova etapa. As atividades práticas só se iniciarão depois desta profunda reflexão.

08:22 12/11/2005
Martha Graham Dance Company veio a Brasília. A apresentação foi repleta de encontros interessantes. Foram feitos alguns contatos com pessoas potencialmente aptas a participarem da futura fase e outras com as quais eu já havia estabelecido contato. Estou interessado em organizar o mais breve possível essa equipe. E por outro lado, percebi que pode ser viável o apoio da Petrobrás em minhas atividades, conversei com Thaís Mattos da Antares Promoções, ela também se mostrou favorável ao meu projeto. Ela comentou que eu deveria retornar para alguns pontos e novamente fazer os contatos com aqueles jovens que possam vir a se interessar pela organização da proposta em 2006. Lina Frazão disse querer muito fazer parte do projeto ministrando as aulas de improvisação. A maior dificuldade vai ser organizar esta agenda de encontros e articular estas ementas das disciplinas. Pretendo atender onze cidades satélites, mas não acredito que teria exatamente um representante de cada uma destas na Contemplo. Tal exatidão não me interessaria. O que é relevante é entender pontualmente quais são os dançarinos-intérpretes que podem entrelaçar a proposta dos compromissos sem muita dificuldade, pois nem todos os candidatos estão prontos e/ou interessados nisso. A caverna de AURORA pode também materializar-se, em breve, com suas personagens dentro dela. Quem poderá fazer parte?


21:51 24/11/2005
Estou aprumando-me para então dar seguimento à redação completa do novo projeto artístico de AURORA. Para ficar perfeito poderá esperar alguns anos. Dia 22, terça-feira passada houve um evento no Auditório Dois Candangos da UnB relacionado ao Programa Petrobrás Cultural. Compareceram vários representantes e produtores culturais de Brasília. Foi interessante assistir uma palestra da coordenadora dos 600 projetos culturais mantidos pela Petrobrás. O melhor do evento foi o contato estabelecido com a produtora cultural Fernanda que trabalha com o produtor de espetáculos Alaor Rosa. Ela me disse que pode haver interesse deles no projeto que desenvolvo, estamos em contato e ela tem solicitado cópias por email de meus postulados. Esta semana foi bastante agitada, percorri novamente as cidades satélites em busca de novos horizontes para oferecer minhas aulas de Dança. Consegui já algumas possibilidades com novas pessoas e locais. Determinei esta próxima fase de recrutamento do trabalho técnico como sendo o Workshop de Verão de Dança Contemporânea. Atuarei em 9 cidades satélites durante 6 encontros em cada uma delas, segundo os meus cálculos terei mais ou menos uns 100 alunos, sendo que serão 50 pagantes e 50 bolsistas. Pretendo cobrar uma taxa de matrícula de cinco reais mensais. Devo envolver-me mais com o Método Feldenkrais desenvolvido pela fisioterapeuta Cornelia Eberhard. Meu gabinete precisa de uma reorganização urgente. Necessito rever algumas leituras e organizar pastas. O dono da Scala esteve hoje em reunião comigo. Ele queixou-se do atraso de pagamento que ocorreu e me disse que este atraso prejudicou a confiança que ele havia depositado no projeto. Mesmo assim, ele ainda tem interesse que o espaço físico da Academia seja ocupado nos dias em que a Contemplo atuava. Comentei com ele que isso poderá ocorrer novamente a partir do ano de 2009 se houver o patrocínio esperado. Haverá muita correria entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2006 por aqui, nem imagino como será. A UnB ainda não retornou da greve e Ludmila prepara-se para o Mestrado em Artes, ela me disse que têm lido os meus textos e estou torcendo para que ela seja aprovada. Reabilitei meu celular, o que me favoreceu bastante por aqui neste mês de novembro.

14:00 30/11/2005
Uma pergunta para o final deste ano: "no que a Dança Contemporânea pode ajudar os jovens das periferias do Brasil?" A Dança Contemporânea é rápida e eficiente, eu mesmo me perco em seus postulados. Até mesmo eu não consigo acompanhá-la com rigor.


08:17 17/12/2005
Durante a semana aconteceu em Brasília a Primeira Conferência Nacional de Cultura. Um evento em que muito foi discutido para ampliar o orçamento da União para a Cultura Nacional. Estive participando como observador, mas acabei me envolvendo tanto quanto um delegado de área. Conheci muitas pessoas legais e também pude reencontrar outras tantas. No meio deste contexto houveram dois dias em que participei de decisões importantes à tarde. Conheci três artistas de Goiânia: Elizeth, Telma e Eterna. Elas me convidaram para ir novamente a Goiânia oferecer meu trabalho por lá, talvez em janeiro. Vinícius Lopes Passos mora em Belo Horizonte, foi o que me disse Chacon, colega dele que veio de Boa Vista-RO. Preciso localizar Vinícius, fiquei super contente também de reencontrar rapidamente meu amigo Alexandre Böer de Porto Alegre. Muitos ainda lutando para sobreviver de seus projetos artísticos e outros em condições mais favoráveis.

16:01 20/1/2006
Estou concluindo satisfatoriamente o planejamento do Workshop de Verão de Dança Contemporânea, falta só fechar um acordo com o grupo do Recanto das Emas. Finalmente paguei os 200 reais do aluguel do tablado da Scala Academia. Falei com Diego e Marcelo para me ajudarem a retornar as atividades oferecendo o Workshop em Planaltina. Prefiro que sejam apenas oito alunos em cada localidade, cada um pagando mensalidade de dez reais. Estou tentando convencer a mantenedora a assumir a despesa com a conta telefônica da Contemplo tendo como motivo que vendi as minhas férias!








12:38 27/1/2006
Ao que parece a Companhia está entrando na sua segunda fase com a implementação dos Workshops nas cidades viabilizadas e também com a redação deste projeto, o qual pretendo encaminhar ao MINC. A Contemplo tem seus paradigmas e, quando ela for uma Companhia de Dança regulamentada, saberei delegar poderes e finanças para cada integrante equanimemente.

 
08:56 8/2/2006
Houveram avanços no planejamento do trabalho técnico, já consigo visualizar um possível horário para as atividades deste ano, estou enviando detalhes para a mantenedora e para o professor João Monteiro ainda nesta semana. Em Samambaia Sul estive rapidamente visitando um local para as atividades, mas não encontrei o dono da Academia. Nesta semana devo continuar investindo para iniciar as atividades docentes, preciso ir visitar os locais no momento oportuno e voltar a fazer os contatos com os alunos. João Monteiro continua ligando pelas manhãs, quer sair do Incor-DF, mas não sabe como. Não posso contratá-lo para acompanhar minhas aulas ainda. Estou participando de uma série de palestras do evento A Experiência da Cena nesta semana e na próxima no Centro Cultural Banco do Brasil entre 15h00 e 18h00.

09:59 16/2/2006
Pensei que havia encontrado um novo assistente. Emprestei-lhe o livro de Isabel Marques e o candidato desapareceu com o livro. Ao que parece nunca mais encontrarei os dois. Consegui estabelecer profícuo contato com uma ONG que se chama Naipe e fica na 405N. São pessoas engajadas em projetos ligados ao bem estar social. Veremos se surge uma boa parceria. Preciso de fato de um secretário/assessor que queira crescer e se desenvolver no trabalho com a Dança Contemporânea que investigo, ele será o meu "fiel escudeiro". Foi interessante a minha participação nos eventos do CCBB nesta semana, pude avaliar meus postulados, conhecer novas pessoas e temáticas com as quais ainda não havia entrado em contato. O planejamento do trabalho técnico vai seguindo o seu curso normal, os contatos estão sendo estabelecidos paulatinamente e estou ministrando atividades introdutórias nos locais propostos e com alguns pequenos ajustes. Os recursos para a implementação deste workshop são financiados pela mantenedora.








14:05 17/2/2006
O Bar Barulho se tornou um ponto de encontro dos dançarinos da Contemplo (nem todos, é verdade que as meninas nunca apareceram por lá ainda). Foi preciso tempo para perceber isso, muito além de uma vida boêmia, ele se tornou também o point de encontro gratuito entre os jovens das satélites e do entorno. Alguns que já faziam parte e outros que convidei para participar da proposta apareciam por lá nas domingueiras. De fato, trata-se de ambiente aberto em vários sentidos para a expressão da livre sexualidade e do prazer à música. Tudo acontecendo no ambiente do Parque da Cidade. Numa capital ainda bastante rigorosa em termos de expressão visual e artística, pouco crítica e muito menos criativa, o Bar Barulho (ainda que repetitivo) consegue propor uma nova expressão de liberdade, de amor e de interatividade social pacífica entre jovens potencialmente alternativos e modernos.
09:31 26/2/2006
Aconteceu no dia 24/02 às 17h00 a primeira reunião informal com a Déa, presidente da Naipe, na sede própria da ONG. A Naipe pode ser uma parceria ideal para a apresentação do projeto junto a Petrobrás. As atividades não poderão ser consolidadas na Vila Rabelo II em função do número de interessados, compareceram apenas três alunas em potencial. O número mínimo de inscritos no Workshop será de seis pessoas em cada localidade. Assim, solicitarei às três alunas da Vila Rabelo II que se desloquem até Sobradinho II e assistam as atividades no CAIC Júlia Kubitscheck. As atividades na Cidade Estrutural estão em andamento e a primeira aula demonstrativa está agendada para o próximo domingo, dia 19/03 às 14h30min. Surgiu a possibilidade de viajar até Goiânia para atender a proposta de um Workshop a ser aplicado no Museu de Artes de Goiás. A mantenedora deslocou-se até Recife neste feriado e será estabelecida novamente a negociação das dívidas com o Cartório de São Paulo e com a Brasil Telecom para a retomada da telefonia fixa, com ela haverá a liberação da internet adsl. A previsão de religação será para o próximo mês de junho. O professor João Monteiro acompanha as decisões por telefone e provavelmente nossos contatos se intensificarão a partir do mês de abril e maio.


17:56 15/3/2006
A viagem para Goiânia aconteceu nos dias 08 e 09/03 e foram estabelecidos contatos para um possível Workshop com o apoio do MAG, infelizmente este acabou não acontecendo. Eu, João Monteiro e Rogério fomos contratados para executar um trabalho no último domingo (12/03) para a ONG Harpazo. Tratou-se de pequeno número de dança contemporânea com aspectos de religião afro. O pagamento foi realizado através de treze convites e de transporte até o local do evento, perfazendo um valor de aproximadamente 375 reais. Já tenho um possível mapeamento das atividades artístico-pedagógicas do Curso Anual de Dança Contemporânea. Sei onde serão desenvolvidas as atividades no decorrer de 2006, atendendo 9 cidades satélites e 1 cidade do entorno, tenho o seguinte quadro de cidades viabilizadas para o projeto.

1. Brazlândia _ implementado/concluído ESPAÇO 35 (08 inscritos)
2. Recanto das Emas _ implementado/concluído Academia Total Fit (08 inscritos)
3. Planaltina _ implementado/concluído CEF 03 (10 inscritos)
4. Cidade Estrutural _ implementado/concluído FUBRAH (06 inscritos)
5. Sobradinho II _ implementado/concluído AZULIM (10 inscritos)
6. Ceilândia _ implementado/concluído CEF 24 (06 inscritos)
7. São Sebastião _ implementado/concluído Academia Atlhetic Center (10 inscritos)
8. Paranoá _ implementado/concluído CEDEP (01 inscrito)
9. Luziânia-GO _ implementado/concluído Prefeitura/Teatro Municipal (06 inscritos)
10. Gama _ implementado/concluído Academia Any Shirley (06 inscritos)




11:09 24/3/2006







Consegui concluir parte do mapeamento projetivo dentro do planejamento do trabalho técnico, ele tem como objetivo executar o curso anual nas cidades escolhidas em 2006. Algumas aulas já começaram desde que iniciei com o Workshop de Verão de Dança Contemporânea. O cálculo de remuneração chega a 400 reais bruto, com os descontos de vale-transporte (40%) + os custos de impressão de material didático (10%) teremos 200 reais líquido; "é muito pouco" já diria a mantenedora, mas é plausível dentro do quadro que se nos apresenta. A viagem para aplicar o Workshop em Goiânia não aconteceu em função do não cumprimento do acordo telefônico estabelecido no dia 22/03 às 07h55min. Foi solicitado um adiantamento de viagem e o mesmo não aconteceu. De modo que, permaneci aguardando uma nova oportunidade de execução coordenada e bem direcionada do Workshop no MAG.


08:20 14/4/2006
Houveram vários cancelamentos de aulas/encontros por incapacidade das organizações responsáveis para a consolidação do Curso Anual. Até o momento tal processo não desenvolveu-se conforme planejado em março. Além de diferentes problemas apresentados: falta de recursos, espaços inadequados, ingerência administrativa, inadequação do tema proposto às turmas, atraso no transporte público e ausências injustificadas de alunos e organizadores. Até o momento o Curso Anual de Dança Contemporânea só está em funcionamento em três das dez cidades planejadas, tanto na Cidade Estrutural quanto em Luziânia-GO a ação foi desenvolvida e concluída experimentalmente sem profundidade. Houve uma reunião proveitosa com a Academia Any Shirley/Gama no dia 05/04, com a participação do professor João Monteiro e estamos aguardando a estruturação do projeto naquela cidade. No dia 08/04 conheci uma entidade de ação sociocultural interessada na implementação do projeto na cidade de Samambaia Norte e, durante o diálogo, com a participação de João Monteiro. Houve a apresentação da possível inclusão deste destino no mapeamento projetivo para o Curso Anual de 2006. Por outro lado, consegui finalmente entrar em contato telefônico com o CREF-13 e novamente foi acordado o parcelamento da solicitação de baixa apresentada via fax em agosto de 2004. Serão 04 parcelas no valor de R$ 121,40 (Cento e vinte e um reais e quarenta centavos) a serem pagas a partir de 05/06 e concluindo em setembro. Assim procedendo com o meu desligamento definitivo daquela entidade até meados de setembro do corrente ano. O acordo de pagamento da Brasil Telecom foi aceito pela empresa de cobrança de São Paulo e pretendemos iniciá-lo já no próximo mês de maio. A proposta será uma parcela de 300 reais e mais duas de 230 somando um total de 760 reais. Além disso, há também uma dívida de aproximadamente 180 reais com o provedor de internet brturbo. Total de dívidas a serem pagas até setembro de 2006 é de R$1.669 (Mil, seiscentos e sessenta e nove reais) aproximadamente.


15:00 21/4/2006

Conto também com o apoio da Casa do Ceará. Finalmente há uma esperança para o "projeto piloto" estrategicamente mapeado da Contemplo neste corrente ano. Após muitos investimentos temos o perfil do trabalho técnico a ser desenvolvido com os referidos locais das atividades. Nossa última fronteira foi alcançada. A cidade do Gama, que após muito pestanejar, decidiu incorporar a proposta. Levarei um modelo de cartaz para a divulgação do curso anual naquela localidade. Ludmila estará na UnB na próxima segunda-feira e marcamos um encontro profissional às 12h10min em frente ao IdA, de lá celebraremos também o seu aniversário em grande estilo. Vanessa Borges foi contactada ontem e tomou ciência do andamento de nosso projeto, ela parece sempre muito inserida no contexto proposto pela Contemplo. Procuro reunir forças para fragmentar-me nestes oito destinos semanais que se apresentaram. Será suficiente? O celular de São Paulo foi recarregado com créditos, porém houve um bloqueio no recebimento de chamadas, o que esperamos ser prontamente solucionado até o final deste mês de abril. Como aquele que semeia, preciso descobrir o solo fértil e propício para lançar as sementes do meu conhecimento neste projeto. Sabemos que não é o tipo de atividade comum desempenhada por professores-artistas. Será preciso muita obstinação, ânimo e planejamento estratégico para a manutenção do Curso Anual nas cidades satélites do DF em 2006.

16:02 25/4/2006
Estou pensando sobre o seguinte: "No dia 08 de abril conheci uma entidade sociocultural interessada na implementação do projeto na cidade de Samambaia Norte e, durante o diálogo houve a apresentação da possível inclusão deste destino no Mapeamento Projetivo para 2006, de modo que analisaremos se a entidade é idônea e está representada pela professora Jussara e recebe apoio do MDS". Nenhum contato foi estabelecido até o momento.




18:28 28/4/2006

Em Brazlândia o projeto foi implementado. O número de inscritos ainda não está muito bem definido, hoje compareceram seis alunos, todos muito interessados em desenvolver o Curso de maneira intensa e dedicada. Observarei amanhã como acontecerá o primeiro encontro com os alunos de Ceilândia, Rogério comentou que não poderá estar presente. Espero que neste domingo aconteça em Sobradinho II, será a primeira aula/encontro com os candidatos. De modo geral a Naipe está verdadeiramente interessada em meu projeto, houve uma reunião rápida com a Déa nesta quinta-feira, 27/04, e mais uma vez notei que o projeto da Contemplo tem muito o que compartilhar com a Naipe. Mas eu não acredito que a Naipe poderá viabilizar uma parceira efetiva no futuro. Estou conseguindo concentrar a minha atenção no planejamento do trabalho técnico que havia desenvolvido no início deste ano. Pretendo manter um elo de ligação com a Scala e com a Casa do Ceará mais vezes por semana, em breve estarei mais disposto. Preciso investir também numa mudança de hábitos alimentares. Em Brazlândia surgiu a oportunidade de comprar verduras orgânicas a cada sexta. Meu trabalho exige muita qualidade e precisarei investir aproveitando os mecanismos que já venho utilizando dentro do Distrito Federal. Chegar a ser top model da Petrobrás não é muito fácil, principalmente quando já se adquiriu hábitos inconvenientes do mundo contemporâneo.



20:52 29/4/2006
Não rolou a aula inaugural do Curso Anual na Ceilândia, cheguei com 20 minutos de atraso e o CEF 24 estava fechado. Aproveitei o tempo numa longa reunião com a mãe de Rogério, Dona Ana, conversamos sobre o andamento do projeto. A importância de Ceilândia é inquestionável, de fato foi lá que eu pude perceber a possibilidade de interatividade entre as linguagens de dança e as questões sociais. Quando comecei em abril de 2003 imaginava que estes paralelos teriam repercussão nacional. Lá eu percebi, também, que o desejo de ser artista da dança pulsa no coração de muitos jovens do Brasil e, dessa forma, no dia 6 de maio de 2006 eu decidi dar entrada na segunda fase da Contemplo.


18:08 20/5/2006
Duas, das oito cidades escolhidas, ainda estão em processo de implementação. No CEF 24 de Ceilândia, Rogério não consegue organizar a turma de alunos interessados no Curso Anual de Dança Contemporânea. Precisarei investir em cartazes e fazer outra divulgação efetiva. No Paranoá também não foi possível acontecer, houveram várias reuniões e mesmo assim não surgiu interesse da comunidade local. Ainda naquela localidade a possível responsável pelo projeto demonstrou boa vontade, mas não retornou ligação e não conseguiu formalizar a turma no Cedep. O trabalho tem sido exaustivo, a agenda de atividades foi estabelecida semanalmente em seis cidades: Planaltina, Gama, São Sebastião, Brazlândia, Recanto das Emas e Sobradinho II. A decisão de ser cada vez mais pontual com o planejamento das atividades traz rigor técnico ao meu método de ensino, evitando desvios desnecessários e conduzindo melhor o meu desempenho como diretor da Contemplo Cia de Dança.


15:29 22/5/2006

Há uma mostra de dança contemporânea acontecendo em Brasília, é a Mostra XYZ, uma produção de Marconi Valadares com a participação da "panelinha" de sempre. Os espetáculos são gratuitos. Conversei 20 minutos com Andréa Horta, ela insiste em dizer que a dança contemporânea está melhorando e que está desinteressada de pesquisas técnicas de movimento. Fui assistir a coreografia de Giselle Rodrigues: De Água e Sal. Ela reuniu a novíssima geração de bailarinos de Brasília, os mesmos que estão atuando em eventos desde quando eu aqui cheguei, alguns recém formados pela Faculdade de Artes Cênicas da UnB, gente de no máximo 35 anos de idade em cena. O trabalho é bom, houve muita assistência, faltaram ingressos. Recebi uma ligação na manhã de hoje de Fernanda Messias que continua procurando me apoiar no projeto, seu amigo que poderia articular a produção ainda não me ligou. Reformaram o CDDF e me pergunto "será que o mercado para a Dança Contemporânea em Brasília começa a dar sinais de vida?" e ainda, "haverá espaço para a minha proposta?" Embora a minha proposta seja essencialmente de inclusão sociocultural.

15:44 3/6/2006
O amigo de Fernanda Messias apareceu finalmente interessado no projeto. Se chama Luiz Antonio. Ele recebeu um CD com alguns arquivos do projeto no domingo (28/08). A mantenedora, após 5 meses, conseguiu dar uma alavancada no desenvolvimento do trabalho técnico e salvou-o através do envio de R$600 (Seiscentos reais) nesta semana. Este investimento foi prontamente direcionado para quitar dívidas com a Brasil Telecom + gastos de manutenção em Brasília. No momento, a conexão ainda não foi restabelecida. A previsão de reconexão adsl será ainda em junho de 2006. Até lá necessito finalizar os investimentos para que o curso tenha um desenvolvimento sustentável nas cidades implementadas. Tal situação ainda não foi alcançada com sucesso pois há evasão, falta de condicionamento dos participantes e desequilíbrios no procedimento em função de fatores pessoais. Os grupos ainda não se fecharam e os participantes contemplados não efetuaram devidamente o pagamento das aulas/encontros. Isso está prejudicando a sustentabilidade mínima proposta para o Curso Anual (mensalidade de cinco reais). Quanto à Naipe, recebi uma informação de que meu projeto está sendo avaliado por uma comissão de professores da ONG. Durante estes dias procurei manter contato com todos os envolvidos com o projeto da Contemplo. Falei ao telefone com Vanessa Borges e Alexandre Melo só responde via torpedo-email, Ludmila Machado não foi encontrada na UnB na segunda-feira (29/05), o professor João Monteiro esteve com sua filha internada por conta de uma pneumonia. Ou seja, empecilhos inviabilizaram os contatos com a equipe do projeto. No entato, Sandro (Four Minds) foi contactado na última segunda-feira (29/05) e está com o DVD da apresentação de 2004 + os negativos das fotos da minha metodologia, feitas por Vanessa na Scala. Também está com o CD-R da logomarca da Companhia para análise e mudança do estilo da letra.



13:31 12/6/2006
Aproxima-se o dia da reconexão via internet, finalmente a mantenedora assumiu o compromisso com as despesas telefônicas e, dentro em breve, o Gabinete retomará plena atividade simultânea.Na sexta-feira houve uma longa reunião com a Déa na Naipe e foram discutidos alguns novos paradigmas de implementação, orçamento e gestão do projeto. Tomei a iniciativa de oferecer 8% em contrapartida ao invés dos 10% mencionados para o trabalho de coordenação geral a ser desenvolvido pela Naipe. Três cidades ainda não concretizaram efetivamente o projeto: Gama, Ceilândia e Sobradinho II. Todavia, percebe-se o envolvimento dos responsáveis de cada uma delas no bom andamento do Curso Anual de Dança Contemporânea. O Gabinete vai voltar a funcionar em sua totalidade conforme eu havia planejado.


11:06 15/6/2006
Foi enviada uma carta registrada destinada à Ludmila Machado ontem. Dentro do envelope algumas linhas gerais do atual momento do trabalho técnico da Contemplo e também uma cópia do orçamento o espetáculo AURORA à sua apreciação. Não foi estabelecido contato com a Naipe até o momento, entretanto estou aguardando o telefonema da ONG. Aguardo que em breve a reconexão de internet esteja estabelecida, os gastos mensais com a linha telefônica terão um custo fixo de aproximadamente 200 reais mensais. Há um sem número de atividades aguardando para serem retomadas neste equipamento do gabinete da Contemplo. O curso em Brazlândia foi concluído e Elza Caetano me pagou 50 reais. Entretanto, ainda não recebi a confirmação de participação dos alunos inadimplentes em várias localidades. De modo geral, todas as cidades estão em atraso para com a manutenção do curso, falta receber cerca de 150 reais. Serão encaminhadas novas correspondências para Alexandre Melo e Roger Migliorini. Eu sinceramente prefiro os países da Europa e os Estados Unidos para trabalhar com estes temas! Não vejo nos brasileiros um comprometimento com a essência humana e com as expressões do espírito.


17:24 3/7/2006
RECONEXÃO! Finalmente o Curso Anual de Dança Contemporânea está em andamento. Todas as cidades satélites selecionadas para o Projeto da Contemplo Cia de Dança estão desenvolvendo as aulas com normalidade. Sofri uma queda no trajeto do trabalho, estive no Hospital de Base ontem e estou impossibilitado de executar alguns movimentos com o pé esquerdo, fraturei o osso mais distal do metatarso. Embora eu esteja usando a uma bota de imobilização, ainda assim pretendo continuar com as minhas atividades normalmente em todas as unidades onde o curso está sendo executado. Não deixarei de continuar o procedimento em função de uma falha do sistema viário do GDF. Não somente eu, mas muitos cadeirantes enfrentam situação semelhante nesta cidade que ainda é indisponível ao livre de ir e vir equanimemente: uma falta de acessibilidade total. É preciso pelejar muito para conseguir o que estou planejando com os dançarinos-intérpretes + professores + equipe técnica + etapas de produção + transporte.




09:53 19/7/2006
Iniciada uma etapa mais complexa com a redação do projeto. O que se pode dizer deste trabalho em todos estes anos de investimentos? Há um questionamento direcionado ao principal fator imanente: este projeto tem sustentabilidade? Posso realmente garantir aos meus jovens intérpretes de cidades satélites e entorno de Brasília condições favoráveis de conduzirem as suas vidas com esta profissão? Questões que não são meramente respondidas com um punhado de palavras. Eu teria que passar mais meses analisando movimentos internos e externos que estão surgindo a cada encontro, a cada aula e em cada um deles distintamente. Pretendo selecionar apenas doze, conforme já mencionado anteriormente. E, enquanto isso, estou estudando os meios de explicitar objetivos em acordo com os parâmetros de investimento do possível patrocinador. Tratar-se-á de um projeto replicável de tecnologia sociocultural aplicada por meio da dança contemporânea.



05:04 22/7/2006

A relação dos ingressantes no Curso Técnico Anual de Dança Contemporânea está em atualização em quatro cidades. Foi somente no Recanto das Emas e em Planaltina que se fecharam os diários de classe. Encontrei um jovem interessado em fazer parte da Contemplo como secretário e assessor, seu nome é Graziano de Oliveira Benedictis, mora em São Sebastião, tem 24 anos e é natural da Bahia. Ficou de vir até o Gabinete ontem. Por um motivo ainda não justificado, não compareceu no horário de trabalho combinado. Espero que, ao treiná-lo para o trabalho, ele ofereça segurança e objetividade ao papel que precisa desenvolver no processo da Companhia de Dança. Falta-lhe ainda muito estudo para alcançar o nível de exigência tanto nas questões pessoais, quanto no papel que ele teria que representar diante dos outros intérpretes a serem selecionados. De qualquer forma, este é um dos objetivos da Companhia, pois tratar-se-á de um modelo hierárquico a priori, por ainda não consolidar uma estrutura filosófica definida. Certamente prefiro que não seja uma cooperativa por uma questão de jurisprudência futura. Uma cooperativa estaria sendo justificada se cada um dos integrantes no futuro pudessem realmente vir-a-ser o eixo da Contemplo, neste momento não se aplica e imagino que não se aplicaria sem a minha participação, a maioria deles trabalha com uma dimensão ainda de aprendizagem. Por outro lado, não acredito que as maiores Cias de Dança do mundo experimentassem este tipo de relação estrutural. A formatação da Contemplo é integrada com os objetivos profissionais e financeiros de cada participante indistintamente, contudo, sua aglutinação só se justifica pela minha dedicação à tal. No futuro, em 2008, proporei uma descentralização e divisão social de atribuições entre todos.


18:46 30/7/2006
Bem vindos ao Curso Técnico Anual de Dança Contemporânea do Distrito Federal. Graziano apresenta ainda algumas dificuldades para assumir de vez o trabalho. Não sei até que ponto ele pode ser capaz de desenvolver-se artisticamente. Tenho um plano no qual ele poderia estar inserido, mas para isso ele precisa de mais condicionamento e maturidade. Não adiantaria tê-lo à frente da cena inicial que concebi sem que ele tivesse condições de provocar e insinuar-se à platéia. Precisarei estimular mais elementos psicológicos para a sua formação em dança contemporânea. Hoje ele se comportou muito mal na aula técnica em Sobradinho II, avaliando o processo, ainda não sei se ele pode representar o "hominídeo" enfim, preciso mesurar isso.





18:16 26/8/2006
Uma semana bastante intensa de atividades para a Contemplo. Surgiu outro assistente para o Gabinete da Contemplo, seu nome é David Fernandes. Ele está em processo de aprendizagem, dá sinais de melhor competência do que Graziano que deixou o projeto no mês passado. Por outro lado houveram muitas desistências nos cursos das satélites e outras perseveranças demonstram a força conceitual que o projeto em si suporta, a necessidade de criação não surgirá apenas por uma demanda financeira, ela surgirá pelas estratégias previstas para a sensibilização, comunicação, cadastro e seleção do público. Reuniões com o diretor da EMB-Brasília na quarta-feira, acompanhado com Alexandre Melo e na sexta-feira com Larissa Heringer acompanhado com Ludmila Machado e Alexandre Melo.






15:29 10/9/2006

Durante a semana as aulas foram retomadas após uma semana de recesso. No Gama o curso está em andamento e houve fixação de seis alunas-intérpretes, com as quais estabeleci um plano para uma possível apresentação; as aulas no Recanto das Emas finalmente retornaram após um mês de ajustes sintomáticos em função de disponibilidade e local. Com o retorno de ontem, uma surpresa: um dos alunos deixou o Curso Anual. As aulas de Sobradinho II estão passando por outro ajuste, em função de preconceitos banais e de incompatibilidades ideológicas. Na terça-feira haverá o início da revisão geral dos textos teóricos apresentados em Planaltina e o mesmo acontecerá em São Sebastião (esta cidade ficou duas semanas sem aulas). Todos os secretários ou assessores recrutados foram incapazes de trabalhar no gabinete até o momento. Nenhum se envolveu diante do processo como possível administrador da natureza estética em andamento. Brasília não consegue dar-me satisfação de meios para a execução plena de AURORA. Mais uma vez, ainda não. Questionaram-me se seria um dançarino-intérprete principal homem ou mulher? Respondi: homem. Alexandre Melo quer rodar protocolos de emergência com relação à trilha sonora e solicita que eu estabeleça um prazo para o pagamento dos seus 400 reais, sugeri que será quando o projeto for devidamente patrocinado.

21:48 7/10/2006
O curso IPGN do SEBRAE foi concluído. Em 15/03/2006 a projeção de implementação do projeto acabou sendo diferente da que se configurou. Não serão emitidos certificados para os inscritos que obtiverem nota inferior a 5,0 (cinco). Em muitas cidades a conclusão do Curso Anual de Dança Contemporânea causou um certo pesar, trata-se de uma nova estratégia afim de que consolide-se uma proposta mais coerente para a Contemplo. Muitas transformações e obrigações fizeram-me reduzir a digitação destes apontamentos. Ludmila Machado necessita de meus postulados em seu trabalho de Mestrado em Artes pela UnB. Hoje, tenho um projeto que foi sedimentando-se através de processos educativos diversos. Enfim, o Curso Anual consolidou-se numa projeção para a conclusão final, ocorrendo agora no mês de outubro de 2006, de acordo com a listagem abaixo:

1. Recanto das Emas _ Academia Total Fit com 10 inscritos
2. Planaltina _ CEF 03 com 06 inscritos
3. Gama _ Academia Any Shirley com 06 inscritos
4. São Sebastião _ Academia Athletic Center com 04 inscritos
5. Sobradinho II _ CAIC Júlia Kubitschek com 04 inscritos


21:56 23/10/2006

Infelizmente, ainda não localizei o novo assistente da Contemplo. Dei início à última etapa de atividades para 2006, será um Curso Intensivo de Dança Contemporânea, que será realizado no espaço físico da Tribo das Artes (Asa Sul), sob a responsabilidade de Juliana Castro. Serão exatas 15 aulas totalizando 15 horas de atividades intensivas durante os meses de outubro, novembro e dezembro antes do embarque para Ilhéus-BA no dia 19 de dezembro. Divulguei o mesmo depois de concluir a arte-final do e-flyer, assim, pude enviar para vários endereços de e-mail. Houveram algumas respostas confirmando os envios, mas também terei que atualizar os endereços de minha caixa de msgs nesta semana. Ludmila confirmou sua presença amanhã no horário marcado para os seus ensaios na Scala (10h40-12h00). Dou início hoje à elaboração da avaliação teórica em Dança Contemporânea para as cidades satélites onde aplicarei a mesma. Esse acervo precisa ser todo indexado e preparado em edição futura. Estive na Biblioteca Demonstrativa de Brasília e tomei ciência dos procedimentos para indexação de minhas obras e registro dos meus direitos autorais.


08:13 4/11/2006
Passo por um sentimento estranho, esta máquina atual foi reconfigurada no final de outubro e com isso perdi a versão mais atual que eu possuía do Windows. Estou tentando me adaptar à nova condição. Foi angustiante remontar todos os processos da máquina, principalmente porque eu perdi definitivamente uma de minhas contas de email, além de programas mais atualizados que possuía na versão anterior. Tão logo eu possa, quero reinstalar uma versão mais atual. Vou participar da Primeira Conferência Brasileira de Educação Técnica e Profissional no Centro de Convenções Ulysses Guimarães a partir de domingo.


22:46 22/11/2006
Parceria administrativa-financeira em estruturação com a Coesa e novas entradas: José Bruno de Lima Bernardes (secretário/assessor) e Johanne Madsen (produtora-executiva).


11:27 27/11/2006
O secretário Bruno não segurou a onda e saiu da Contemplo por incompetências específicas na questão afetiva ao projeto. No momento, em processo de parceria com a cooperativa Coesa de Valparaíso I e com o cooperado Vinícius Henrique Tavares da Silva, ele imprimiu os formulários do MECENATO/MINC e se responsabilizou em inscrevê-lo para mim enquanto estarei fora de Brasília durante o mês de dezembro de 2006 e janeiro de 2007.



00:19 26/2/2007
Depois de muito procurar encontrei duas pessoas interessadas neste trabalho técnico, inscrito no Ministério da Cultura desde dezembro. Werner e Elanio passaram por aqui durante exatos 20 dias intensivos (de 01 a 20/02) e vieram com grande expectativa. Eles conheceram profundamente o projeto da CONTEMPLO CIA DE DANÇA (PRONAC 07_0179), entretanto não foram capazes de dar continuidade. Os investimentos no trabalho destes dois colaboradores foram contabilizados com o máximo de eficácia financeira. Assim eu concluo esta fase. Darei entrada na terceira fase da Contemplo em 02 de maio de 2007 e não mais deixarei as minhas impressões nestes apontamentos trazendo dados informativos e esclarecedores do trabalho técnico até aqui desenvolvido. Os dados que foram apresentados aqui remeteram-se aos dois anos antes da aprovação do projeto pela Lei Rouanet. Obrigado por sua atenção.

CHEGAMOS !! WE ARRIVED !!

Aqui estou para entrar neste universo dos blogs e comunicar a vcs sobre o desenvolvimento de AURORA, meu novo espetáculo de dança contemporânea.


Joining the universe of blogs to post news about the development of AURORA, my new contemporary dance show.